Lindeza do dia: Elena, o filme

por: Ana Carolina Quixadá – The Hype Collective – 3/7/2013

Acabou hoje aqui em Parnaíba (PI), a Semana do Audiovisual (SEDA), promovida pelo Coletivo Porto Salgado em parceria com o Fora do Eixo. Em três dias de programações – dentre exibições de curtas, discussões acerca do cinema independente, oficinas de fotografia e intervenções teatrais – o longa autobiográfico, dirigido por Petra Costa, foi algo que me marcou profundamente – tanto pela sensibilidade da atriz e diretora ao expor a história de sua irmã, e a sua própria  –  quanto pela beleza absurda da fotografia do filme.

Tendo como ponto de partida o diário da irmã mais velha, Petra utiliza-se da arte para sublimar a dor e contar através de relatos e filmagens de arquivos pessoais, a história de sua família, que fora acometida por uma terrível fatalidade por volta dos anos 90.

Elena é um filme lindo, corajoso, sensível, verdadeiro, profundo e apaixonante. Talvez, por contar uma história real, as personagens não precisem de muito para manter o espectador completamente envolvido na história. Foi o que aconteceu comigo: a empatia com as personagens foi imediata e em poucos minutos já não havia mais volta: lá estava eu, apaixonada por Elena, dividindo suas mesmas paixões e nutrindo o mesmo amor intenso pela sua arte. Após a exibição, foram gravados depoimentos do público, mas eu não estava mais lá, fui procurar um lugar tranquilo para desatar o nó na garganta que tinha se formado durante os primeiros minutos de filme.

Agradeço muito a todos que uniram forças para que um evento como a SEDA pudesse acontecer numa cidade ainda tão carente de ações interessantes como Parnaíba, e gostaria também de recomendar muito a quem tiver a oportunidade, que não deixe de conferir Elena, garanto que é de doer de tão lindo. ♥

Índice

(346 artigos)