ELENA no Tela Brasil
13 de maio de 2013

Leia, abaixo, texto do portal Tela Brasil sobre ELENA

“O esperado documentário Elena, de Petra Costa, estreia sexta-feira, 10 de maio, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Elena é a irmã mais velha de Petra, que após tentar ser atriz em Nova York e não conseguir alcançar os objetivos, se suicida por não suportar viver sem fazer arte. Petra então resolve fazer dos diários, das fitas cassetes e da memória que tem da irmã, uma “carta” à Elena. Nesta “carta”, conta a Elena que seguiu os passos dela: tornou-se atriz e foi estudar em Nova York. Imagens de arquivo e a visão que a mãe de Elena e Petra tem sobre a relação das duas se misturam com ficção e proporcionam aos expectadores uma experiência única no cinema.

O filme foi classificado como documentário, mas Petra, em entrevista ao Portal TelaBr, o considera um filme híbrido, que mistura documentário e ficção. Petra entrevistou cerca de 50 pessoas que passaram pela vida de Elena, mas o filme tem apenas o olhar de três personagens: Elena, Petra e a mãe. “A primeira vez que eu pensei em fazer Elena eu pensei em fazer um filme que passasse a confusão de identidade entre as duas irmãs, na fase de transição da adolescência para a vida adulta. Quando comecei a fazer o filme, recolhi um material muito rico com as entrevistas que fiz e pensei em colocar esses entrevistados como voz em off, mas depois eu vi que a ideia inicial era melhor e expressava mais sentimento”, explica Petra.

Por meio da página do filme no Facebook, muitas histórias de “Elenas” foram surgindo, o que para Petra é maravilhoso. Multiplicar os olhares é uma das maiores recompensas, porque é isso que faz essa obra persistir”, afirma a diretora. Elena já conquistou prêmios importantes em festivais nacionais como o de Melhor Documentário, pelo júri popular no Festival de Cinema de Brasília, e recebeu comentários arrebatadores de grandes cineastas como Walter Salles e Fernando Meirelles.

Elena é o primeiro longa-metragem de Petra, que já fazia alguns filmes etnológicos e dirigiu o curta Olhos de Ressaca. Entre os nomes que inspiraram Petra está a cineasta Laís Bodanzky. “O filme O Bicho de Sete Cabeças foi uma inspiração para mim, porque retratava o que estava acontecendo com os meninos que estavam ao meu redor. Foi assim que tive mais vontade de fazer Elena, porque a história da minha irmã retratava o que estava acontecendo com as meninas ao meu redor”, conta Pet.”

Clique aqui se quiser ler o texto na página do Tela Brasil



<<< voltar para Mídia