ELENA é muito mais do que uma história pessoal levada ao cinema: é um convite à reflexão sobre temas delicados e de grande relevância social. O filme extrapola as salas de cinema, catalisa debates e mobiliza diversas ações em parceria com instituições.
Aqui você confere os eventos ao redor do filme [clique aqui para ver o mapa] e também uma série de materiais sobre saúde mental, universo feminino, condição juvenil e uso social da arte desenvolvidos a partir diálogo com as instituições.
Se você é educador, profissional de saúde, trabalha com algum dos temas propostos ou simplesmente é um interessado em promover debates sobre o filme, inspire-se com as propostas apresentadas aqui.
ELENA é uma história sobre mulheres, contada também por mulheres. O filme narra, a partir da memória, a perda de alguém querido, os dilemas de duas jovens mulheres e de sua mãe.
ELENA é uma história sobre a perda de alguém querido e o resgate dessa memória por Petra Costa – diretora do filme e irmã mais nova de Elena –, para transformar a perda inconsolável em elaboração do luto e celebração à vida. Elena é uma jovem atriz de teatro do famoso grupo Boi Voador que, na segunda metade dos anos 1980, ruma para Nova York em busca do sonho de ser estrela de cinema e vive um fim trágico: entra no espiral da depressão e se suicida. O suicídio é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma das prioridades globais de Saúde Pública, devido ao grande número de casos e a expectativa de aumento nos próximos anos.
Elena é uma jovem atriz de teatro do famoso grupo Boi Voador que, na segunda metade dos anos 1980, ruma para Nova York em busca do sonho de ser estrela de cinema e vive um fim trágico: entra no espiral da depressão e se suicida.
“Arte para mim é tudo. Sem arte, prefiro morrer” . É com essa frase contundente que Elena definia seus sentimentos e expressava seu desejo mais profundo: sentir, fazer, e viver de sua arte. Elena era uma jovem atriz de teatro e fazia parte do famoso grupo paulistano Boi Voador, coletivo de artistas voltado para a pesquisa de linguagens cênicas inovadoras, e disseminador do conceito teatro imagético – cuja ênfase está menos na fala e no texto, e mais na livre expressão dos movimentos.