Como a Academia de Hollywood escolhe o vencedor do Oscar
18 de novembro de 2014

OSCAR-INFO_02 (robson)_05 (1)ELENA está inscrito para o prêmio de Melhor Documentário no Oscar 2015. De uma lista de mais de cem filmes, apenas cinco chegarão à final. Saiba como a Academia de Hollywood escolhe o vencedor

No dia 31 de outubro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou uma lista com 134 inscritos ao Oscar 2015 na categoria Melhor Documentário. ELENA – da diretora Petra Costa – está nessa relação, juntamente com outro filme brasileiro, This is not a ball, do artista plástico paulistano Vik Muniz.

No dia da cerimônia de entrega das estatuetas mais cobiçadas do cinema mundial, em 22 de fevereiro de 2015, apenas cinco finalistas estarão na disputa pelo prêmio de Melhor Documentário. Como acontece essa peneira?

1ª fase

Os documentários inscritos nessa primeira fase de seleção serão avaliados por cerca de 200 jurados – especialistas na categoria – até o dia 21 de novembro. Cada um deles deve entregar para a Academia uma relação com até 15 filmes, em ordem de preferência.

Uma nova lista, agora com apenas 15 documentários, é organizada e divulgada no mês de dezembro. Os títulos selecionados são novamente submetidos à avaliação do júri de especialistas.

2ª fase

Os 15 filmes são novamente avaliados pelo júri especializado em documentários. Eles novamente entregam seus votos, em ordem preferencial, e uma lista final, agora com cinco títulos, é organizada.

São esses cinco documentários que estarão na grande final do Oscar 2015. O vencedor será aquele que obtiver o maior número de votos não só do júri especializado, mas de todos os membros da Academia de Hollywood que assistiram aos documentários nomeados e que, portanto, estarão aptos para votar.

Critérios

Para concorrer ao Oscar, um filme deve obedecer a uma série de critérios estabelecidos pela Academia. Entre itens que falam sobre o formato da cópia e legendas – o filme tem que ser falado em inglês ou ter legendas nesse idioma, há outros relativos à divulgação e exibição do filme nos Estados Unidos.

Um dos critérios para o filme concorrer ao Oscar é que ele precisa ter sido exibido no circuito comercial americano por pelo menos por uma semana nas cidades de Los Angeles e Nova York, entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior à premiação, o chamado período de elegibilidade. A produção do filme, de acordo com as regras da Academia, precisa publicar anúncios das sessões em pelo menos dois jornais de grande circulação nos Estados Unidos.

Outro requisito trata sobre a atenção que o filme teve na imprensa americana: ele precisa ter recebido resenhas de críticos dos jornais The New York Times  e Los Angeles Times. Essa é mais uma chancela de que o filme realmente esteve no circuito comercial do país.

A resenha de ELENA no jornal New York Times

A resenha de ELENA no jornal New York Times

ELENA fez sua estreia nos Estados Unidos em maio de 2014, no IFC Center de Nova York. Em junho, foi exibido em Los Angeles e, nos meses seguintes, foi apresentando em outras cidades americanas, entre elas, Ohio, Chicago, Seattle, Cleveland e Omaha.

O filme de Petra Costa, além do The New York Times ou Los Angeles Times, também recebeu resenhas de críticos do Wall Street Journal, Hollywood Reporter, Village Voice, New Yorker, entre outros. Além disso, o filme participou de diversos festivais e de um university tour, com sessões e debates acerca dos temas abordados pelo filme.

O processo para concorrer ao mais importante prêmio do cinema mundial é longo e bastante rígido. Por isso, a torcida dos fãs e espectadores de ELENA é essencial para que o documentário esteja na final do Oscar 2015!

 

 



<<< voltar para Notícias