Companheira de viagem Em cartaz no Cine Cultura, o premiado documentário Elena é uma prova que o bom cinema deve correr riscos
21 de junho de 2013

por: Rute Guedes – d’O Popular de Goiânia – 21/6/2013

Premiado em vários festivais no Brasil e no exterior, o documentário Elena entra hoje em cartaz no Cine Cultura. Intimista, o filme vai da tragédia à redenção, jornada vivida pela diretora do longa-metragem, a mineira Petra Costa. A Elena do título é o nome de sua irmã, atriz e bailarina que deixou a carreira promissora no Brasil para estudar nos Estados Unidos, em Nova York.
As coisas não saem como planejado e, muito tempo depois, Petra parte em busca daquela irmã que a carregava nos braços enquanto brincava de teatro. Sua procura, porém, é simbólica e a imagem é, ao mesmo tempo, ferramenta de investigação e instrumento de acerto de contas. A pressão pela sucesso na carreira, as decepções, a solidão: o que teria levado Elena a dar fim a sua própria vida?

Cartas, antigos amigos e colegas, vídeos caseiros, fotografias, desenhos, figurinos, tudo é pista para a diretora Petra, também personagem do documentário, na caminhada árdua para ter um encontro definitivo com a irmã. Como não poderia escapar de sua própria natureza, este documentário tem na subjetividade não um elemento ou um conceito a mais – é ela que conduz a narrativa com sensações e atmosferas comoventes.

O pesar e o desconforto inerente ao tema, felizmente, não afundam o filme no melodrama, embora a diretora não se furte de assumir certos riscos. Nem sempre Petra se sai bem na ousada empreitada, mas até disso o longa-metragem se beneficia – e cinema, como a vida, também é feito de riscos.

Elena: Brasil/2012
Direção: Petra Costa
Cine Cultura: Sessões às 21h, de segunda a sexta, e às 19h30 aos sábados e domingos

 



<<< voltar para Mídia, Notícias