ELENA é exibido e debatido em encontro de mulheres
4 de setembro de 2013

Cerca de 200 mulheres que participaram do 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, realizado entre os dias 25 e 31 de agosto em São Paulo, assistiram ao filme ELENA na última quarta-feira (28), em duas sessões, no Auditório Pagu, no Memorial da América Latina. Um debate sobre o filme também fez parte da programação que ao longo da semana reuniu 1.600 mulheres de 48 países.

Na roda de conversa em que o ELENA  foi discutido, os seguintes tópicos foram levantados: opressão ao corpo feminino, padrões de beleza e estética que fazem com que mulheres sintam-se inadequadas, frustrações femininas, ansiedade da juventude e a falta de espaço para compartilhamento da tristeza na sociedade moderna.

Mulheres de centrais sindicais de outros Estados também manifestaram o desejo de levar o filme para suas sedes, com o objetivo facilitar o acesso delas a espaços políticos, geralmente ainda muito masculinos.

Além das exibições de ELENA, a produtora Busca Vida organizou uma mostra de curtas cedidos por mulheres realizadoras  associadas à ABD-SP (Associação Brasileira de Documentaristas- regional SP), que tinha duas sessões diárias.


A Marcha

Realizado pela primeira vez no Brasil, o Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres marcou o encerramento do mandato brasileiro no Secretariado Internacional da MMM e a eleição da próxima gestão, que agora será de Moçambique. As militantes também começaram a organizar a 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, que acontecerá em 2015. As ações internacionais da Marcha são realizadas de 5 em 5 anos.

Nos sete dias de encontro, foram realizados  painéis como “Visibilidade Lésbica”e “Mercantilização e medicalização do corpo e da sexualidade”; e conferências, como “A trajetória do feminismo na America Latina”e “Feminismo e construção alternativas”.

Uma mostra de economia feminista e solidária também ofereceu comidinhas, como tapioca e bombons de cupuaçu, e trabalhos artesanais, como bordados e rendas do Pernambuco e Ceará.

No último dia, domingo, uma marcha foi realizada na Avenida Paulista.

Reportagem de Graça Cremon



<<< voltar para Notícias