ELENA no Festival Documentarist em Istambul
3 de junho de 2013

Istambul vem do grego, quer dizer simplesmente: Essa Cidade. Elena nasceu e viveu aqui na Turquia no seculo III. Seu filho Constantino deu nome à cidade, Constantinopla. Virou santa por ter tirado os cristãos da clandestinidade ao converter o filho, imperador romano.

A parte leste da cidade fica na Ásia, a parte oeste, na Europa, partida pelo estreito de Bósforo, que liga o Mediterrâneo ao Mar Negro. A enorme ponte cheia de manifestantes começa a chegar pra nós. Diz a lenda que a grande inundação de Noé foi por ali. Quando rompeu a barreira que separava os dois mares, e o Mediterrâneo, de nível mais elevado, invadiu o Negro. O teaser do festival Documentarist antecipou, com assustadora precisão, esta primavera turca.

A diretora Petra Costa chegou a Istambul na noite da última quinta-feira, 30 de maio, para participar do Festival Documentarist, que tem ELENA na programação. Na sexta (1), a população tomou conta do centro de Istambul, capital do país, para protestar contra o anúncio de que o parque Gezi, na praça Taksim (que significa compartilhar, distribuir), seria destruído para a construção de um conjunto de prédios. Porém, o verdadeiro alvo da revolta popular é o governo autoritário do primeiro-ministro Tayyip Erdogan.

Petra registrou os protestos nas ruas de Istambul

A onda de protestos cresceu pelo país depois que as manifestações foram reprimidas com violência pela polícia local. Além da força, gás lacrimogênio e jatos de água foram usados para tentar dispersar a população. Em cidades como Izmir (oeste), Adana (sul) e Gaziantep (sudeste) a ação policial deixou centenas de feridos. De acordo com informações do ministro do Interior da Turquia, Muammer Güler, 1.700 pessoas foram presas durante os protestos, a maioria já foi liberada. Nesta segunda-feira (3), um jovem turco de 20 anos morreu depois que um táxi atropelou um grupo de pessoas que protestam contra o governo em um rodovia de Istambul. A Anistia Internacional fala em três mortos.

Protestos aconteceram em diversas cidades do país

Petra saiu às ruas e registrou, em fotos e vídeo, o clima da cidade. O festival Documentarist foi retomado depois de uma breve interrupção. ELENA está programado para ser exibido ainda esta semana, sem data definida.

Use as tags #OccupyGezi e #DirenGeziParki para ter notícias, em tempo real, através do twitter.



<<< voltar para Destaque, Notícias