ELENA ganha prêmio de Melhor Documentário em festival de Cuba
17 de dezembro de 2013

ELENA ganhou o prêmio de Melhor Documentário no 35º Festival Internacional de Nuevo Cine Latinoamericano, realizado em Havana, Cuba, entre os dias 5 e 15 de dezembro. O longa de Petra Costa concorreu com outras 29 produções, entre elas La Gorgona, historias fugadas, de Camilo Botero Jaramillo (Colômbia), La última estación, de Cristian Soto Hermosilla y Catalina Vergara (Chile, Alemanha),  Mi amiga Bety, de Diana Garay (México), Seré asesinado, de Justin Webster (Grã Bretanha, Espanha, Dinamarca) e La Casona, Juliette Touin (Cuba).

Outros dois filmes brasileiros foram premiados no festival. O Lobo Atrás da Porta, estreia do do brasileiro Fernando Coimbra, com Leandra Leal, Fabíula Nascimento e Milhem Cortaz no elenco, venceu o prêmio “Primeira Obra”. O Menino e o Mundo, de Ale Abreu, venceu na categoria animação.

A Seção Competitiva Oficial distribui o Prêmio Coral para os três primeiros colocados nas categorias Longa-Metragem de Ficção, Longa-Metragem de Animação, Longa-Metragem Documentário e Primeiras Obras (para filmes de estreia de seus realizadores).

O Prêmio Coral, distribuído pelo festival cubano, são feitos de modo artesanal pelo artista Jorge Gil

O Festival Internacional de Nuevo Cine Latinoamericano é uma importante vitrine para os cineastas da América Latina e, mais do que isso, uma oportunidade de intercâmbio e integração da cultura da região. Além dos filmes inscritos, a cada ano, a organização do festival cubano valoriza mostras  e festivais de cinema de diferentes países latinos. Neste ano, o tradicional festival brasileiro de Gramado e o  Festival de Cinema de Trinidad e Tobago ganharam destaque na programação paralela.

O filme ELENA já coleciona diversos de outros prêmios, nacionais e internacionais, como melhor direção, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor filme pelo júri popular no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, menção especial no 28º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara e de melhor documentário no Films de Femmes 2013, entre outros.

Os troféus distribuídos no Novo Cinema Latino Americano



<<< voltar para Notícias