ELENA lidera indicações ao Blog de Ouro 2014
3 de agosto de 2013
A Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos – que reúne, desde 2007, formadores de opinião de todo o Brasil – concede a cada ano o prêmio Blog de Ouro, no qual os seus membros reconhecem os melhores filmes lançados nos cinemas brasileiros durante todo o ano. Na prévia do mês de maio – divulgada no último dia 28 de julho – ELENA aparece como o favorito ao prêmio em 2014.
O filme de Petra Costa é o primeiro documentário a liderar um ranking mensal da SBBC e aparece acima de produções como Faroeste Caboclo, Somos tão jovens e Doméstica.
Leia o post escrito por Vinícius Pereira no Blogueiros Cinéfilos – 28 de julho de 2013
Um mês com muitas estreias nas salas do Brasil, Maio foi particularmente satisfatório para o cinema nacional. Tal conclusão é evidenciada a partir do ranking da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos, no qual cinco longas brasileiros – quatro no top 10 – alcançaram a quantidade mínima de avaliações para surgir na lista. Um destes, Elena, da estreante Petra Costa, ocupa uma liderança confortável que o coloca como potencial candidato ao Blog de Ouro 2014. É o primeiro documentário a liderar um ranking mensal da SBBC, e o segundo filme nacional a conseguir o feito em 2013 (o primeiro foi O Som ao Redor). Era uma Vez na Anatólia (de Nuri Bilge Ceylan) e O Que Traz Boas Novas (Philippe Falardeau) fecham o pódio do mês.
Dos dois filmes relacionados com a vida e obra de Renato Russo, Faroeste Caboclo (René Sampaio) não apenas levou grande vantagem sobre Somos Tão Jovens (Antonio Carlos da Fontoura) como ainda atingiu uma das melhores aprovações dentre todos os longas (95%). O ranking, que teve a participação de 32 membros, traz o maior número de produções com avaliação negativa num ranking mensal de 2013 (quatro), incluindo três continuações que foram amplamente desaprovadas pelos cinéfilos.
“Se na infância, Elena mostrava à irmã o mundo, agora é Petra quem mostra ao mundo a obra de arte que Elena sempre fora em segredo” Resenha de Wigvan.