Em Itanhandu (MG), aplausos e lágrimas para ELENA
30 de julho de 2013

A atriz Elena Andrade nasceu na cidade de Itanhandu, no sul de Minas Gerais

O Brasil carece de salas de cinema. Menos de 10% dos municípios brasileiros têm locais de exibição, de acordo com dados do IBGE. Outro problema é a concentração dos espaços: de cada 10 salas no país, sete estão em cinco estados do Sudeste e do Sul (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná). Mais da metade está nos estados do Rio e de São Paulo. Em Itanhandu, cidade do sul de Minas Gerais com 14 mil habitantes, não é diferente.  Não há cinema.

Elena, ainda menina

Mas no último domingo, dia 28 de julho, a cidade mineira ganhou um “cineminha”  para a exibição do filme ELENA. A ida do longa dirigido por Petra Costa  para Itanhandu tinha um motivo especial: foi lá que a atriz Elena Andrade nasceu.

O público se acomodou no salão de festas transformado em “cinema” (Foto: Graça Cremon)

Para que a exibição de ELENA fosse possível, a produtora Busca Vida montou um “cinema” em um salão de festas da cidade (Salão de Festas Campestre).  A equipe também espalhou cartazes pela cidade. Teve até pipoqueiro na porta.

A sessão foi acompanhada por cerca de 100 pessoas (Foto: Graça Cremon)

O filme foi assistido por cerca de 100 pessoas, entre pagantes e convidados. No final, aplausos, emoção e lágrimas. Com a repercussão da iniciativa, a Secretaria de Cultura de Itannhadu já pensa em promover novas sessões do filme.



<<< voltar para Notícias