Extras de ELENA disponíveis para o público brasileiro
4 de dezembro de 2014


Os espectadores de ELENA já podem assistir às cenas extras de ELENA. Os treze filmes – totalizando quase 90 minutos – estão disponíveis, em português, na plataforma VHX, por US$ 4,99.  Ao comprar o pacote de extras, o espectador poderá fazer o download dos vídeos. O pagamento pode ser feito por meio de um cartão de crédito internacional ou pelo sistema PayPal.

>> ELENA no VHX

Os extras de ELENA também estão na versão americana do DVD , comercializado pela Amazon. No Brasil, o DVD ELENA foi lançado sem esses conteúdos, mas com Olhos de Ressaca, premiado curta da Petra Costa, pelo Instituto Moreira Salles (IMS).

Saiba o que você irá encontrar em cada extra:

Petra vai em busca de sua irmã em ELENA, o filme. Mas nem todo seu percurso cabe nesse documentário. Muitos dos caminhos, atalhos, paisagens, labirintos e descobertas você só encontra aqui, nesses pequenos filmes: vozes, imagens e danças das memórias da infância, adolescência, carreira, família, amigos, colegas. Mais da poesia do encontro dessas duas irmãs em 12 extras e um curta sobre o processo de realização do filme.


I Turn to water

turnportUma Ofélia mergulhada em seus pensamentos, sonhos e desafios do “vir-a-ser-mulher”. Clipe de texto de Guimarães Rosa, importante autor brasileiro, que influenciou Elena em seu teatro, inspirou Petra a trabalhar a personagem de Shakespeare no filme e foi adaptado por Maggie Clifford nesta música.


Ofélias

opheliasportPelas águas caminham Ofélias: Petra em busca da irmã e outras tantas moças em suas buscas de “vir-a-ser-mulher”. Um clipe de poéticas imagens de água e mulheres em suaves mergulhos.


Memória do Mar

memoriasportA primeira memória que Petra tem de Elena. Imagens e sensações se liquefazendo num vai e vem de ondas e sentimentos: o medo do mar, a proteção da irmã, o rito da festa de Iemanjá – rainha do mar na mitologia africana – celebrada em praias brasileiras.


Elena num diário japonês

japaportO último encontro de Elena: uma ida prosaica ao cinema, narrada no diário do amigo. Por sua vez, Petra narra o encontro com esse diário.


Infância na clandestinidade

infanciaportElena nasceu e passou seus primeiros anos na clandestinidade da ditadura militar brasileira. A juventude militante dos pais, fatos da história do Brasil e as lembranças com a pequena Elena, que brincava, se refrescava em piscina, subia em árvores e se refugiava junto com seus pais.


Passagem pelos Estados Unidos

euaportPassagens de Elena: passagem da infância para adolescência, de filha única para a irmã mais velha de Petra, da vida na ditadura do Brasil para a democracia e passagem pelos EUA em intercâmbio para estudar inglês. Registros em gravações VHS da família, diários de Elena em fitas K7 e depoimentos emocionados dos que passaram na vida de Elena nessa época.


Boi Voador

boiportO mergulho profissional de Elena. Boi voador foi o grupo de teatro do qual Elena fez parte e onde sua carreira começou a ganhar destaque. Imagens de arquivo e depoimentos de membros do grupo – importantes e reconhecidos artistas brasileiros da atualidade – falando sobre o talento, a garra, a graça, a beleza, a rebeldia, a perseverança, a inquietude, a peculiaridade, a autocrítica, o carisma, o magnetismo, a carência, a criatividade, o sofrimento e a doçura de Elena.


Teste de casting

castportElena não se deu tempo para saber o resultado do futuro de sua carreira. No caminho ficaram as possibilidades. Como a fita de um teste de casting guardado por uma amiga: no registro em VHS, a entrevista feita por Elena em uma produtora em Nova York.


A última viagem

viagemportA dança faz parte de Elena, em seus passos melancólicos ou em seus passos rumo a um curso de dança na Hungria: saltos radiantes lembrados por sua amiga e companheira de viagem e por imagens de um vídeo encontrado.


Tudo é impermanente

impermaneteportA relação da mãe com Elena: a identificação, o estranhamento, a educação, a culpa, a dor, o amor. O tempo que vai em sentimentos que ficam.


Pai, cores e cinzas de Elena

paiportA relação do pai com Elena: ele desenterra as saudades e as lembranças e desenterra também as cinzas de Elena, as espalhando entre coloridas flores, numa linda e bucólica paisagem.


Elena se dança

elenadancaporPout-pourri de registros e movimentos de Elena: seus gestos, seus passos, seus giros, seus saltos, seu balançar, sua dança!


Memórias de uma criação

memoraisportAs memórias do processo de realização de ELENA. As vozes de Petra e importantes pessoas da equipe (roteirista, montadoras, diretora de arte e consultora) contando a construção do filme: as primeiras inspirações, o início do trabalho, as transformações da narrativa e as transformações provocadas em seus próprios realizadores. Uma equipe feminina falando sobre a profundidade e delicadeza do “vir-a-ser-filme” de ELENA.



<<< voltar para Destaque, Notícias