Huffington Post: ELENA expõe verdades sobre perda, amor e purificação
3 de junho de 2014

A crítica de cinema Kristin McCraken, do portal de notícias americano The Huffington Post, começa sua resenha sobre ELENA, da diretora Petra Costa, com uma pergunta: em um país obcecado por explosões e perseguições policiais, pode um filme lírico, enraizado na beleza e na emoção, envolver o público?

O caminho para a resposta, segundo o texto, está no fato de que ELENA mergulha no abismo do drama de uma família – a morte da irmã de Petra,  a atriz Elena Andrade, revelando a inspiração que pode nascer de uma tragédia. Com isso, desafia o espectador a refletir sobre sua própria vida, ao descobrir verdades sobre família, tristeza, aceitação e renascimento.

No texto, a jornalista afirma que, como Petra enfrenta sua perda , ela finalmente encontra o perdão, ao ponderar sobre o grande amor que vai sempre sentir por sua irmã.

Kristin ressalta aos seus leitores o fato de que, no Brasil, além do sucesso comercial – ELENA foi o documentário mais visto no país em 2013 – o filme resultou em debates sobre temas relacionados a saúde mental. O mesmo vem acontecendo no lançamento nos Estados Unidos, principalmente com as parcerias estabelecidas com instituições que se dedicam ao tema, como David Lynch Foundation, The National Alliance for Mental Illness (NAMI) e The Samaritans.

E, mais do que debates, o filme desperta a vontade das pessoas compartilharem suas próprias emoções, “transformar suas memórias inconsoláveis em arte”, como diz a diretora Petra Costa, em fala ressaltada por Kristin.

Leia o texto original: http://huff.to/1p5qoEr



<<< voltar para Notícias