Joinvilenses iniciam campanha para trazer o documentário “Elena” para a cidade
4 de junho de 2013
por: Claudia Morriesen – blog Câmera AN – 4/6/2013
As redes sociais viraram apoio forte para a divulgação de filmes, não só com o compartilhamento de notícias, trailer e fotos, mas também com mobilizações sociais. Depois do sucesso da campanha #vemseanpenn, do filme “Colegas”, é a vez do documentário “Elena” movimentar o Facebook com as campanhas locais pela exibição de seu longa-metragem nos cinemas do interior do País. A princípio, o documentário de Petra Costa só foi distribuído para dez cidades mas, com estas campanhas, o público está conseguindo levar “Elena” para salas de cinema da região.
Recife, Campinas e Ribeirão Preto já conseguiram a inclusão na programação. Agora, Joinville entrou na dança: até as 17 horas desta terça-feira, 4 de junho, 101 pessoas já haviam aderido ao evento. Em Balneário Camboriú, a mobilização começou em 16 de maio e já tem 290 participantes. A ideia é assim: provar que haverá um número suficiente de público para justificar a vinda do filme para a cidade.
“Elena” é um dos filmes nacionais mais festejados dos últimos anos. O documentário, com temática extremamente pessoal, conta a história da irmã da diretora, que no início dos anos 1990 mudou para Nova York para buscar o sonho de ser atriz de cinema. A vida de Elena acaba, no entanto, quando ela decide que não quer mais sonhar, nem tentar, nem viver: é em busca de explicações para esta morte que Petra Costa, 11 anos mais jovem que a irmã, viaja para Nova York e visita os lugares por onde Elena passou.
O filme foi vencedor de quatro prêmios no Festival de Brasília (melhor filme júri popular, direção, montagem e direção de arte), prêmio de Melhor Documentário no Films de Femmes (França) e com menções honrosas no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México) e no Festival Internacional de Documentários ZagrebDox (Croácia).
“Petra faz do diálogo com a irmã morta uma obra comovente e vital, com poderes curativos. Arte serve também para isso” Resenha de Eleonora Rosset – blog Uma Psicanalista Vai ao Cinema.