Livro ELENA será lançado dia 17 de dezembro
5 de dezembro de 2014

capalivroperfilDocumentário mais visto no Brasil em 2013, premiado em diversos festivais ao redor do mundo, ELENA é uma realização única no cinema contemporâneo. Explorando a busca pela memória da irmã, jovem atriz que se suicidou em Nova York em 1990, Petra Costa reconstrói com grande impacto poético sua própria entrada na vida adulta e a trajetória de superação que compartilhou com a mãe.

Editado pelos escritores Michel Laub e Joca Reiners Terron, Elena: o livro do filme de Petra Costa reúne depoimentos, entrevista com a diretora, reportagem, cronologia, ensaios fotográficos e imagens de arquivo, além de reproduzir o roteiro de Petra e Carolina Ziskind. Os efeitos múltiplos e complexos do documentário são interpretados em textos de nomes destacados do jornalismo, da psicanálise, da literatura e do cinema, que abordam com diferentes enfoques a obra, suas personagens e o entorno estético e político.

Os olhares de Laub, Terron, João Moreira Salles, Nicolau Sevcenko, Eliane Brum, Emilio Fraia, Marcela Antelo, Edmundo Desnoes, Ivana Bentes, Sérgio Lüdtke, Carlos Estellita-Lins, Cláudia Laitano e Cadão Volpato reafirmam a beleza de um filme inesquecível.

Como escreve João Moreira Salles no primeiro texto do volume, Elena é uma experiência transformadora. “Pode ser a nossa percepção das coisas, a nossa empatia com o mundo, o próprio cinema. O espectador sabe. Algo se adensou.”

Lançamento:

Sessão de Autógrafos • São Paulo

Data: 17 de dezembro (quarta-feira), às 19h

Local: Livraria do Espaço (Espaço Itaú de Cinema)

Rua Augusta, 1475 – São Paulo – SP

Adquira o seu exemplar no site da editora Arquipélago Editorial.



<<< voltar para Destaque, Livro, Notícias