Elena – 60 enigmas por minuto
1 de agosto de 2013
por Marcvs – no tumblr. – 30/5/2013
Assisti a “Elena” no fim de semana, não vou espoilar detalhes da história, mas fiquei com vontade de compartilhar algumas impressões sobre o filme. O documentário de Petra Costa está em cartaz em SP, e peguei uma sessão de fim de domingo no Espaço Itaú da Augusta.
Fiquei pensando quais foram os 60 insights por minuto que o Meirelles teve. No meu caso foi mais como 60 perguntas e enigmas por minuto. O filme coloca o espectador tão próximo das personagens centrais com as filmagens domésticas. Mas a sensação também foi de frustração por estar isolado das forças internas em ação naquela família. Com esse conflito a história me absorveu, numa obstinada tentativa de entender aquelas pessoas.
O documentário é bonito, delicado, mas pesa como uma bola de cimento empurrada pela garganta.
No fim, as perguntas foram substituídas por aceitação, um pouco como a descrita pela diretora, quase no fim do filme. Saí da sala pensando sobre como dor, frustração e melancolia brotam de jeito diferente em três mulheres de uma mesma família, mãe e irmãs. Como cada uma delas, como cada um de nós, encarna esse sentimento sem forma, mas real e assassino quando fora de controle.
Se puder, vá assistir!
Petra Costa, a roteirista Carô Ziskind, a pesquisadora Esther Hamburger e o professor de cinema Ismail Xavier falam sobre a linguagem de ELENA.