Elena em Ribeirão Preto
31 de maio de 2013
Por Gabriel Gonçalves, para a revista Revide de Ribeirão Preto – 31/5/2013
“Uma das experiências mais agudas e dilacerantes que já vivi no cinema”. O comentário, feito por Walter Salles (Central do Brasil, 1998), se refere ao filme Elena, da atriz e diretora mineira Petra Costa. Em cartaz desde o dia 10 de maio, o documentário narra a busca de Petra pela reconstrução da memória de sua irmã, que cometeu suicídio nos anos 90.
Produção independente, de baixo orçamento, o longa já faturou os prêmios de melhor documentário no festival francês Films des Femmes e no Festival de Brasília, além de ter recebido menções honrosas nos festivais internacionais de Guadalajara e Zagreb, na Croácia. Ainda sim, no Brasil, a exibição ficou restrita às capitais e alguns poucos lugares, apesar do apoio que a produção recebeu de várias celebridades no país. Um vídeo no YouTube, por exemplo, mostra os artistas Wagner Moura, Letícia Sabatella e Rafael Cortez, entre outros, perguntando “Quem é Elena?”
Em Ribeirão Preto, uma das muitas cidades onde o filme não estreou, um grupo de pessoas se uniu pela internet e criou o movimento “Queremos Elena em Ribeirão Preto”.
“A página oficial do filme no facebook sugeriu que, quem quisesse que Elena fosse exibido em sua cidade, criasse um evento para mostrar para as redes de cinema que há um público interessado no local”, conta Giovana Arduino, uma das coordenadoras do grupo.
Com mais de 170 confirmações, o grupo conta com o apoio de produtores da cidade. Marcos Luiz de Castro, produtor e diretor de operações da São Paulo Film, conhecido pelos projetos que desenvolve nos Estúdios Kaiser, diz que é grande a procura pelo filme. “Está todo mundo pedindo, perguntando se eu não consigo trazer Elena”, comenta. “Depois da Feira do Livro vamos buscar o filme, sim”, conclui.
“O filme é tanto sobre a lembrança quanto sobre a necessidade de esquecer – e isso é o mais duro para qualquer perda” Resenha de Carlos Alberto Mattos – blog …rastros de carmattos.