Instituto de prevenção ao suicídio é inaugurado em SP
3 de setembro de 2013

Psicóloga Karen Scavacini: “Todo sofrimento deve ser acolhido”. Crédito: Graça Cremon

Com a missão de ampliar a consciência pública sobre o suicídio, foi inaugurado no sábado (31), o Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, em São Paulo. Na ocasião, foi exibido o filme ELENA a um grupo de 40 pessoas, entre psicólogos e psicanalistas, que debateram o tema a partir da provocação do filme e relataram casos de perdas pessoais ou de seus pacientes.

>> Inauguração do Instituto Vita Alere e exibição de ELENA

O Vita Alere, que já realizou um outra parceria com o filme ELENA em maio deste ano  para desenvolver o material sobre Saúde Mental publicado neste site, vai trabalhar para acolher sobreviventes de tentativas de suicídio, pessoas com comportamentos suicidas ou que tenham perdido alguém próximo e habilitar profissionais para que reconheçam os sintomas e sinais transmitidos por aqueles que pensam em se matar.

O instituto vai funcionar em espaços compartilhados em três endereços distintos, onde os sócios Teng Chei Tung (psiquiatra), Karen Scavacini (psicóloga) e Karina Okajima Fukumitsu (psicóloga e psicotereapêuta)  realizam atendimento.  As primeiras ações serão para habilitar profissionais da saúde ao manejo em crise suicida, promover encontros científicos nacionais e internacionais e estimular projetos e grupo de voluntários oferecendo suporte e consultoria, desde a criação, implantação das ideias até a avaliação do serviço. Dez cursos são oferecidos e podem ser conhecidos neste link.

Os endereços do Vita Alere:

– Alameda Uananá, 200, Moema
Telefones: (11) 3481-2224 e 5084-3568

– Avenida Fagundes Filho, 145/sala 96, Vila Monte Alegre
Telefone: (11) 5078-8541

– Avenida Aratãs, 677,  Moema
Telefone: (11) 5051-1963



<<< voltar para Notícias