Petra Costa: “Existe um silêncio enorme em torno do suicídio”
11 de julho de 2013


A diretora de ELENA, Petra Costa, foi entrevistada na edição do dia 10 de julho do Jornal Futura, um programa do canal pago Futura que aborda projetos e ações voltados para as questões sociais.

Na entrevista, Petra chamou a atenção para a falta de compreensão em torno do suicídio, tema que ela considera tabu. “A morte da minha irmã foi noticiada como acidente aqui no Brasil. Quando fui falar sobre o assunto no colégio, a notícia foi mal recebida”, diz Petra. A atriz Elena Andrade morreu com apenas 19 anos, em 1990.

Petra citou um dado da Organização Mundial da Saúde que aponta que 90% dos casos poderiam ter sido evitados se tivessem apoio adequado. Para a diretora, instituições de ensino e universidades deveriam prestar atenção ao tema, já que é nessa fase que os jovens estão mais vulneráveis às “doenças da alma”, como a depressão e a ansiedade.

A diretora também destacou a mobilização social que ELENA gerou, com debates promovidos pela equipe do filme que abordam saúde mental, a condição da mulher, juventude, arte, entre outros temas.

“Abrimos uma pequena fresta para uma enxurrada que é a necessidade de se falar sobres questões emocionais”, disse Petra.

Assista à entrevista completa



<<< voltar para Notícias