ELENA Mobiliza: material sobre juventude, saúde, gênero e arte é disponibilizado
7 de agosto de 2013

Filme de Petra Costa reuniu cerca de 1690 pessoas em 24 atividades de mobilização social ao longo de 2013

ELENA é muito mais do que uma história pessoal levada ao cinema: é um convite à reflexão sobre temas delicados e de grande relevância social. Por isso, foi criada a frente de Mobilização Social, que trabalhou para que o documentário de Petra Costa extrapolasse as salas de cinema e fomentasse discussões, debates e ações em parceria com organizações e instituições sociais.

O primeiro passo foi identificar os eixos temáticos relacionados ao filme. São eles:

Juventude: a necessidade de um ambiente seguro para discussão sobre depressão, a passagem da adolescência para a vida adulta, relações familiares, a perspectiva profissional.
Arte: o sonho de se viver da arte, a perspectiva profissional artística, uso da arte na elaboração do luto, a função social da arte.
Gênero: as dificuldades que a mulher enfrenta socialmente – como a exposição do corpo, a beleza, a maternidade e a colocação profissional.
Saúde: estigma e o preconceito ao redor da depressão, do suicídio e outros casos de saúde mental ligados à mulher, relações afetivas e identidade, a morte e a elaboração do luto.

Mapa interativo com as ações de ELENA Mobiliza pelo país

A partir daí, a articulação com instituições e parceiros que promovessem o debate social de ELENA começou. Com isso, ELENA reuniu cerca de 1690 pessoas em 24 atividades que aconteceram entre maio e agosto de 2013. Mobilizadas não apenas para conhecer sua história, mas também para os debates gerados nessas ocasiões.


Pílula do debate com Ivana Bentes e Carlos Estellita-Lins – Teatro Sérgio Porto (RJ) on Vimeo.

> Veja outros debates sobre ELENA e seus temas relacionados

Agora, este material está disponível no site de ELENA, e poderá ser utilizado pelas organizações parceiras e redes sociais do filme, possibilitando que as ações de mobilização social continuem de forma independente e descentralizada.

Para acessar clique em Mobilização Social.



<<< voltar para Notícias