Promessas do cinema nacional vêm por aí

Heloisa Tolipan, Jornal do Brasil – 17/9/2012

Brasilienses e visitantes que estão passando pela cidade nesta semana, uma dica das melhores: começa hoje (17) o 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Até o dia 24, quem for aos locais de exibição em toda a capital federal, terá a oportunidade assistir às recentes produções de nossos cineastas e artistas, tanto em ficção quanto em documentário.

Além da mostra competitiva, serão realizadas as mostras paralelas Brasília, Panorama Brasil, UnB e o Cinema e Brasília 5.2 – Cinema e Memória – É Tudo Verdade, seminários, debate sobre séries de TV, oficinas, encontro de cineclubistas e fórum de defesa e promoção do cinema infantil brasileiro.

Entre obras ficcionais e documentários, 12 filmes concorrerão ao Troféu Candango na mostra competitiva. Um deles é Elena, obra documental com um toque de ficção, sob direção de Petra Costa, que será exibido pela primeira vez no dia 23 de setembro, no Teatro Nacional Claudio Santoro. O longa de estreia da cineasta fala de lembranças, da irreversibilidade da perda, do impacto causado na menina de sete anos pela sólida ausência da irmã – a quem Petra chama de sua “memória inconsolável”. ”Pouco a pouco, as dores viram água, viram memória”, diz a diretora, a um só tempo atriz e personagem: a Elena que dá título ao filme é sua irmã. Essa e outras promessas do cinema nacional estarão no Festival de Brasília. Imperdível!

ELENA, de Petra Costa, será exibido no dia 23, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro‘Elena’, de Petra Costa, será exibido no dia 23, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Índice

(346 artigos)